04 dos melhores contos de Edgar Allan Poe, o mestre do terror e do suspense, para se ler nesse frio

terça-feira, 17 de julho de 2012



Berenice: Egeu, jovem que sofre perturbações mentais, está prestes a se casar com sua prima Berenice. Ele possui tendências a cair em períodos de intenso foco - períodos de "intensidade de interesse" - que parecem confundi-lo e separá-lo do mundo exterior.


O Barril de Amontillado: Ambientado na Itália, o conto narra os tormentos de um homem envenenado pelo desejo de vingança e de emparedar vivo seu inimigo. Neste conto, o enfoque é dado aos fatos em si e aos condicionamentos psicológicos das personagens.

O gato preto: Considerado por muitos um dos melhores contos de Edgar Allan Poe, é um estudo da psicologia da culpa.

O meu fim imediato é mostrar ao mundo, simples, sucintamente e sem comentários, uma série de meros acontecimentos domésticos. Nas suas consequências, estes acontecimentos aterrorizaram-me, torturaram-me, destruíram-me. No entanto, não procurarei esclarecê-los.”

O poço e o pêndulo: Espanha, época da Inquisição. Um pobre homem é julgado e condenado por inquisidores e após sentenciado, é atirado em um calabouço. Ali ele vem a sofrer imensa tortura tanto física quanto emocional e psicológica.

Eu estava extenuado, extenuado até a morte, por aquela longa agonia. E quando eles, afinal, me desacorrentaram e me foi permitido sentar, senti que ia perdendo os sentidos. A sentença, a terrível sentença de morte, foi a última frase distintamente acentuada que me chegou aos ouvidos.”
Bonus: O corvo – Poema: É um poema notável por sua musicalidade, estilo e atmosfera sobrenatural provenientes tanto da métrica exata, permeada de rimas internas e jogos fonéticos, quanto do talento único de Poe, um dos maiores expoentes tanto do romantismo quanto da própria literatura norte americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário