Resenha: Star Wars - O Caminho Jedi

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016



Título: Star Wars - O Caminho Jedi: Um manual para estudantes da Força
Título Original: The Jedi path: A manual for students of the Force 
Editora: Bertrand Brasil (Editorial Record)
Autor: Daniel Wallace Tradução: Raquel Novaes
ISBN: 978-85-286-1780-1
Ano: 2015
Páginas: 159
Avaliação: ★★★★★ (5/5 estrelas)


Sinopse: Que a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos de todos os tempos não é novidade. Que os personagens são mania mundial, também não. Para apimentar mais essa febre e satisfazer um desejo antigo dos fãs, chega às livrarias O Caminho Jedi, um manual de treinamento da Ordem. O livro funciona como um almanaque dos guardiões da paz nas galáxias. Nele são apresentados os maiores mestres, a história dos clãs, os armamentos, o vestuário, os golpes de lutas, entre outros. Em O Caminho Jedi, o leitor vai desvendar os segredos e partilhar do conhecimento passado de geração para geração – aprendendo, inclusive, as nuances do combate de sabre de luz e a hierarquia Jedi. Além disso, conhecerá novos personagens, novas criaturas e novas naves. Passado de mão em mão de Mestre para Padawan, de Yoda e Obi-Wan Kenobi para Anakin e Luke Skywalker, este exemplar recebeu as anotações de cada Jedi que tocou e estudou suas páginas — adicionando suas experiências pessoais e as lições aprendidas.


"O Caminho Jedi é uma das descobertas mais interessantes desde a abertura da nova Academia Jedi". É assim, com uma mensagem de Luke Skywalker, que se inicia o belíssimo O Caminho Jedi, um livro que com certeza nenhum Nerd aficionados por Star Wars deveria perder. O livro pode ser adquirido separadamente ou em conjunto com outros três volumes lançados em 2015 integrantes de um box maravilhoso criado pela Bertrand Brasil (no meu caso, eu ganhei de presente o box com a coleção completa).  

O Caminho Jedi é um manual completo e um guia riquíssimo em detalhes sobre o caminho que envolve o lado bom da Força. Escrito sobretudo para os novos Padawans (estudantes mirins da Força), o Caminho Jedi aborda muitos temas trabalhados de forma breve nos filmes, dando respostas para os fãs mais curiosos. Dividido em quatro partes (Introdução à Ordem Jedi, Jedi Iniciado, Padawan e Cavaleiro Jedi), o guia é luxuosamente formado por escritos e relatos de vários autores ao longo da história do Universo Star Wars. As imagens que acompanham os capítulos (em quase todas as páginas nós somos presenteados com artes incríveis) deixam o texto ainda mais dinâmico. Mas a cereja do bolo fica mesmo com os comentários ao longo das páginas, escritos pelos próprios estudantes da Força que possuíram o manual antes do leitor. Com diagramações maneiríssimas para dar a ideia de escrita feita pelo próprio punho, não há como esconder o sorriso quando lemos comentários de Yoda, Anakin, Obi-Wan, Ahsoka, Darth Sidious, Luke Skywalker e outros nomes conhecidos ao longo dos capítulos. Cada uma das anotações reflete a personalidade do personagem que a escreve, com suas ironias e cutucadas aos outros personagens, além de curiosidades interessantes, como ocorre em determinado momento em que Luke afirma que está prestes a começar um novo treinamento para iniciantes Jedi.


Através de O Caminho Jedi, o leitor vai descobrir todos os processos de treinamento que um jovem aprendiz passa até se tornar Cavaleiro e Mestre Jedi. O manual aborda profundamente os temas, não deixando passar assuntos como os trajes e vestimentas de um Jedi, a construção e uso do sabres de luz (essa é uma das minhas partes favoritas. São mostrados em ilustrações os movimentos, as formas de segurar um sabre de luz, o nome dos golpes e muitos outros detalhes de um combate Jedi).  

O Caminho Jedi é o melhor presente que a Bertrand Brasil trouxe para nós em 2015.

Fisicamente falando, o livro apresenta toda a qualidade que carrega o selo da Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record). A LucasFilm Ltda e a Disney, que assinam o conteúdo escrito por Daniel Wallace, tiveram todo o trabalho de transformar este item em algo muito maior que um livro, proporcionando através da qualidade do material físico uma experiencia sensacional para os amantes de Star Wars. A capa de O Caminho Jedi é dura e toda marcada por relevos. As páginas, impressas em um papel mais resistente, amarelado e irregular, dá a ideia de um manual envelhecido pelo tempo e passado de mão em mão, excelente para ambientar ainda mais o leitor neste universo. Por fim, a impressão do material é impecável, não havendo qualquer erro de impressão ou gramatical.
Eu, como apaixonado por este mundo no qual O Caminho Jedi se baseia, estou me divertindo muito com o livro e o devorando muito mais rápido do que eu gostaria. Com certeza, O Caminho Jedi é um belíssimo presente não apenas para os Nerds que amam Star Wars, mas para qualquer leitor que deseja uma experiência de leitura maravilhosa (e eu estou aqui de prova, é um dos livros mais bonitos e bem cuidados que eu já vi). A Bertrand Brasil realmente sabe como cativar ainda mais os seus leitores e deixar as nossas estantes ainda mais bonitas. 

Keywords: O Caminho Jedi, Star Wars, livro, resenha, Bertrand Brasil, LucasFilm, Disney, Daniel Wallace, George Lucas, Guerra nas Estrelas, manual, leitura

Um comentário:

  1. Este livro parece animal.
    Comecei a ler star wars por Marcas da Guerra depois desta resenha que li https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/01/28/star-wars-marcas-da-guerra-vale-a-pena/
    Vale a pena continuar na série?

    ResponderExcluir